
Os contornos do litoral de São Gonçalo mudarão no decorrer do século e, no pior dos cenários, o município perderá 8% de sua área para o mar. Este dado consta no estudo Vulnerabilidade das Megacidades Brasileiras às Mudanças Climáticas. O estudo alerta ainda para os problemas que Maricá pode também enfrentar até 2099.
A região mais afetada em São Gonçalo será uma área pobre, cercada por manguezais, onde ficam os bairros de Salgueiro, Palmeiras e Jardim Catarina. Áreas devastadas por chuvas, como a de abril do ano passado, por exemplo, podem se tornar mais frequentes nas próximas décadas.
“Com a expectativa de elevação do nível do mar em meio metro, já aceita pelos cientistas, essa região será afetada. Não há estrutura local para comportar este aumento junto com as chuvas que ficam mais intensas e forçam os poucos sistemas de drenagem. Caso a elevação seja realmente de um metro e meio, a cidade perderá 8% de sua área”, afirmou Luiz Roberto Arueira, gerente de Geoprocessamento do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, da Prefeitura do Rio de Janeiro, que participou da elaboração do estudo.
Fonte: Jornal O Fluminense
Por: Wilson Mendes e Elaine Chistofori 08/04/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário