quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Rio Imboaçú pede socorro


O registro foi feito ontem (15.02), às 14h40min, por um leitor que enviou ao blog do Partido Verde de São Gonçalo. A foto mostra a situação de abandono em que se encontra o rio Imboaçú. Vale lembrar que o Imboaçú é um dos rios que formam a bacia hidrográfica do município de São Gonçalo, além dos rios Bomba, Guaxindiba, Aldeia, Muriqui e Alcântara.

Por causa do acúmulo de lixo, o entorno do rio Imboaçú está infestado de ratos, baratas e caramujos. Vizinhos ao rio reclamam também que os mosquitos estão invadindo as casas. É importante ressaltar que o rio Imboassú nasce no Distrito de Sete Pontes, localizado entre os morros do Mineiro e Vista Alegre, no Engenho Pequeno e tem sua bacia possui uma extensão de 8 km.

Os bairros de Boaçú e Porto do Rosa recebem dois afluentes. Após passar por esses bairros, o imboassú uni-se ao rio Salgueiro e deságua na Baía de Guanabara, próximo ao bairro Boa Vista.

Promessas de obras

No dia 7 de dezembro de 2010 foi enviado à redação do Jornal O São Gonçalo a seguinte informação: “Imboaçú - No fim de novembro, a Secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, já havia conseguido uma complementação de recursos de R$ 44 milhões, que se juntarão aos R$ 60 milhões remanescentes do PAC 1 para as obras de recuperação ambiental da Bacia do Rio Imboaçú, em São Gonçalo. “Entre as intervenções que vamos realizar na Bacia do Rio Imboaçú está a macrodrenagem inédita no município de São Gonçalo e que vai acabar com as inundações. O contrato de repasse entre a Caixa Econômica Federal, o Governo do Estado e a Secretaria do Ambiente será assinado até o fim de dezembro. A licitação para as obras será realizada até fevereiro do ano que vem, com obras previstas para começarem em maio”, disse Ramos naquela ocasião.”. Então tá, vamos aguardar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do clima

https://www.youtube.com/watch?v=QKnBGpo2MAE