quinta-feira, 26 de setembro de 2013

São Gonçalo terá mais uma Apa




A Ilha de Itaóca, onde há uma grande área de mata atlântica preservada e vasta biodiversidade, poderá se tornar mais uma área de preservação ambiental em São Gonçalo. Nesta quarta-feira (25/09) representantes da secretaria de Patrimônio da União (SPU), da secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrape), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Carioca, da Associação de Moradores de Itaóca e das secretarias municipais de Habitação e Infraestrutura e Urbanismo se reuniram com a coordenadora de projetos da secretaria municipal de Meio Ambiente, Regina Nascimento e com a secretária municipal de Meio Ambiente, Dora Cordeiro, com o objetivo de discutir os detalhes para a criação da APA municipal de Itaóca.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Dora Cordeiro, a legislação ambiental brasileira prevê que as APA´s sejam áreas destinadas à preservação de recursos ambientais, ou seja, fauna, flora, solo e recursos hídricos. Além disso, o acesso, a ocupação e a exploração passam a ser controlados de forma a não prejudicar o ecossistema.

"A ilha de Itaóca é uma área que precisa ser preservada. É um local onde encontramos manguezal, mata atlântica e grande biodiversidade. Nós faremos um esforço conjunto em prol da implantação da APA municipal de Itaóca", ressaltou.

Atualmente, São Gonçalo possui duas áreas de preservação ambiental já instituídas. São elas, a APA do Engenho Pequeno e a APA de Guapimirim.

Cidade da Pesca

Um projeto do Governo do Estado também será implantado em Itaóca. Intitulado Cidade da Pesca, o empreendimento deverá beneficiar cerca de 13 mil trabalhadores que poderão contar com a construção de um terminal pesqueiro e a criação de um espaço através do qual pescadores e empresários do setor possam comercializar o pescado de modo a melhorar a produção e estimular a redução de preços. A verba para a construção do empreendimento está orçada em cerca de R$140 milhões. Além do terminal, o bairro terá a orla revitalizada.

São Gonçalo, 25/09/2013

Fonte: Ascom

Autor: Elaine Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do clima

https://www.youtube.com/watch?v=QKnBGpo2MAE