A visita
de técnicos aconteceu na manhã desta segunda-feira (09.09), para que o grupo pudesse
avaliar a região e indicasse Eco Bases que
possam no futuro melhorar as ações de preservação dos manguezais e a limpeza dos corpos hídricos com a participação dos alunos da Escola local e
Associação de Moradores de Itaóca.
Os
representantes do ICMBio: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
e de
SEMMA-SG aproveitaram a visita técnica para analisaram através de mapas a
proposta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional,
Abastecimento e Pesca - SEDRAP, entregue semana passa, ao Prefeito Neilton
Mulin, de Zoneamento para Itaóca. Eles chegaram a conclusão de que a ilha deve
ser transformada em uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, isto é, Apa de Itaóca com zoneamentos bem definidos para as áreas de preservação como os Manguezais e de Mata
Atlântica.
O grupo
realizará uma nova reunião na Secretaria de Meio Ambiente para definir a proposta
com a secretária, Dora Cordeiro e
representantes da Associação de Moradores de Itaóca. A primeira ação para o fortalecimento dessa
ação é o Projeto Remar que tem como
objetivo preservar e incentivar a prática do remo, além de desenvolver um trabalho sócio ambiental que é preservar os manguezais,
promover a limpeza dos corpos hídricos capacitando agentes
ambientais que serão os futuros multiplicadores
dessa idéia em parceria com a
comunidade de Itaóca.
O grupo
que fez a vistoria foi formado por técnicos da Secretaria de Meio
Ambiente de São Gonçalo; a coordenadora de projetos da Semma-SG, Regina
Nascimento; a professora especializada em Educação Ambiental, Ana Sobral; representantes da Marinha do
Brasil, Fernando César da Silva Morta - Gerente, Paulo Roberto Façanha- Supervisor Administrativo, Rogério Lins - Comandante; as
ex-atletas e autoras do Projeto Remar para Preservar, Kátia Alonso e Cláudia Alencar; além da representante do Centro
de Interação Sócio Ambiental Elaine Silva; os Técnicos do ICMbio Maurício Muniz, Klinton Senra,
Juliana Fukuda e Tatiana Mello; da Escola Britânica Daniel Taylor, com a missão de apontar novas Unidades de Conservação e definir a área de atuação do Projeto.
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