segunda-feira, 2 de maio de 2011




Jovens do PV , Greenpeace e ambientalistas fazem manifestação contra Angra III.


“Energia Nuclear? Não Obrigado”. A clássica bandeira de luta dos ambientalistas voltou a tremular neste domingo, 01/05, em Angra dos Reis. A Juventude Verde Nacional, os voluntários do Greenpeace, entidades ambientalistas da região e o Partido Verde-RJ fizeram uma manifestação contra o programa nuclear brasileiro e a construção da Usina Angra III.
O ato teve como objetivo criticar a utilização da energia nuclear na matriz energética nacional. Além disso, na manifestação foi questionado o plano de segurança da usina em relação à população local. Também foi lançada na região a campanha do Greenpeace “A energia que mata. Nuclear Não”. Durante o evento os manifestantes criticaram a relação “custo x benefício” dessa fonte energética, os malefícios gerados - acidentes e o manejo do lixo atômico - como também as opções de fontes renováveis e seguras que estão disponíveis em abundância no país.

Na manifestação os participantes se mobilizaram a favor da petição on line que busca, via redes sociais, o apoiamento para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da deputada Aspásia Camargo (PV-RJ) que dá prioridade no uso de fontes alternativas de energia e determina a paralisação de projetos que visem à instalação de novas usinas nucleares no Estado do Rio, inclusive Angra III. Também foi distribuído cópia do requerimento, de iniciativa do deputado estadual Xandrinho (PV-RJ), para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI na ALERJ que visa investigar o cumprimento das exigências do licenciamento ambiental do complexo nuclear.

O protesto foi motivado pela preocupação gerada pelo acidente de Fukushima no Japão. Esse acidente reabriu uma ferida antiga: o questionamento mundial sobre uso da energia nuclear. Outros casos foram lembrados, como os 25 anos do acidente de Chernobyl e o manejo irregular do Césio 137 em Goiânia em 1987.

No encontro nacional da juventude verde, realizado no dia 30/04, pela Fundação Verde Herbert Daniel, em Angra dos Reis, ficou programada novas manifestações em todo país.

Edu Nascimento
Verde Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do clima

https://www.youtube.com/watch?v=QKnBGpo2MAE