quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Partido Verde realiza Iª Conferência Metropolitana da Juventude no Rio

A Juventude do Partido Verde da cidade do Rio de Janeiro, com o apoio da executiva do PV Rio, realiza no próximo sábado (22.10), a Iª Conferência Metropolitana da Juventude do PV, no Rio. O evento começa às 15h30min, no auditório do Instituto Rio Carioca, na Rua Barão do Flamengo, n° 32, 12º andar, Flamengo.

Os jovens vão dialogar com Fernando Gabeira, jornalista, ex-Deputado Federal pelo PV - Rio de Janeiro, Mariana Kapps, Gestora de Projetos Sociais e o empresário espanhol Pablo Del Soto.

O tema da Conferência Metropolitana da Juventude Verde será “Dialogando com a juventude: Políticas Públicas no Município do Rio de Janeiro”, que tem como objetivo construir um programa da juventude verde para o Rio de Janeiro; ampliar o intercâmbio com parlamentares, gestores, dirigentes e pensadores de outros estados e países; aproximar o Partido Verde da sociedade e sintonizar seus membros com os atuais problemas da cidade e transformar o PV carioca em um pólo formador de opinião e referência da geração de propostas para os problemas da cidade.

Para a Secretária Nacional da Juventude, Júlia Duppré, a Conferência Metropolitana da Juventude Verde deverá extrair um alinhamento verde do pensamento jovem. “A idéia é promover diálogos sobre o que os jovens querem para a nossa cidade e o entorno dela. Como a cidade de Nova Iguaçu vai ser sustentável se a população iguaçuana que trabalha, ou não, no Rio enfrenta horas no trânsito por causa de um transporte insuficiente? A percepção desse encontro será magnífica porque quebrará muitas barreiras políticas e sociais”, acredita Duppré.

Júlia Duppré explica que a programação da Conferência Metropolitana da Juventude Verde se estenderá até dezembro deste ano com debates temáticos, mensais, sempre aos sábados, das 15h às 19h, em locais a serem definidos durante a programação.

A Secretária Nacional da Juventude lembra que em todas as gerações a juventude protagoniza mudanças ao seu redor nas áreas política, cultural e estrutural. Muitas delas são permanentes, já outras como a moda passam, porém, essas mudanças sempre são iniciadas pelas mãos dos mais jovens. “Recentemente no Brasil, mulheres jovens se uniram contra o preconceito e o paradigma da imagem feminina marcada pelo estupro. Elas reagiram com a frase: Você viu como ela estava vestida? Estava pedindo para ser estuprada? Em outra ocasião, jovens se uniram em todo o país para provocar na sociedade o diálogo a respeito da Cannabis Sativa (Maconha), a favor de sua descriminalização e liberação do cultivo em casa. A polícia reprimiu as passeatas, mas as mesmas acabaram virando um grande ato a favor da liberdade de expressão”, justifica Duppré.

De acordo com a Secretária Nacional da Juventude, apesar da falta de investimento financeiro, os jovens demonstram algum interesse em participar da formação de políticas públicas. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, o jovem precisa trabalhar, estudar e realizar outras tarefas. Mesmo assim, conseguimos nos reunir duas vezes por mês e trocar informações nas redes sociais. As idéias construídas em cada conversa são muito boas”, afirma Júlia Duppré.

Júlia Duppré acredita que toda a região metropolitana participará da Conferência Metropolitana da Juventude Verde. “Não queremos quantidade. Contamos com a presença dos jovens, ou não tão jovens, mas que venham com a vontade de expor suas propostas para nossa convivência. Enfim, queremos qualidade”, enfatiza a Secretária Nacional de Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do clima

https://www.youtube.com/watch?v=QKnBGpo2MAE