
No dia 15 de fevereiro, o blog do Partido Verde de São Gonçalo publicou uma matéria chamando a atenção dos leitores sobre o abandono dos manguezais em torno da Baía de Guanabara, ao longo da BR 101, trecho Niterói-Manilha.
Esta semana, a prefeitura de Niterói anunciou que deixa de arrecadar até R$ 180 milhões ao ano em impostos por não possuir profundidade no acesso aos terminais marítimos. Esse impedimento dificulta a manutenção e a construção de embarcações de grande porte. Essa estimativa é dos empresários do setor naval da região. Enfim, para solucionar o problema um projeto para obras de dragagem nas enseadas de Niterói e São Gonçalo já foi iniciado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), junto com o Ministério dos Portos, em parceria com os estaleiros.
O que se espera além da situação se reverter na região, é que os projetos beneficiem o meio ambiente que está bastante degradado ao longo da rodovia e no entorno da Baía de Guanabara. Se não houver um trabalho intenso de desassoareamento da área, que compreende aquele lugar, pouco se pode esperar de melhora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário