segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizará a Assinatura do Termo de Adesão da Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P - do Município de São Gonçalo, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, na Av. Presidente Kennedy, 721, bairro Estrela do Norte, no dia 30 de Junho, às 15 horas.

Na ocasião, estarão presentes a Prefeita Aparecida Panisset, Karla Matos, diretora de Cidadania e Responsabilidade Sócio-ambiental do MMA, além de autoridades do município.

A cidade de São Gonçalo será o segundo município do Estado do Rio de Janeiro a aderir a A3P e o primeiro do CONLESTE. A A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente que se propõe implementar uma gestão ambientalmente saudável nas atividades administrativas e operacionais do Estado, com adoção de tecnologias eco-eficientes e mais limpas, que
poupem matéria-prima, energia e recicle seus resíduos.

A adoção de critérios ambientais na administração pública tem como objetivo reduzir os impactos ambientais de suas ações, projetos, programas e também contribuir para a mudança dos padrões atuais de produção e consumo da sociedade rumo a sustentabilidade socio-ambiental. Trata-se de uma estratégia do poder público de caráter preventivo e propositivo, procurando evitar, reduzir ou controlar o efeito
ambiental negativo de suas ações, através da consideração da dimensão do planejamento e da operação de programas e projetos internalizando custos.

A inserção de critérios ambiental vai desde a revisão de investimentos, compra e contratação de serviços pelo governo, até a gestão adequada de todos os resíduos gerados nas suas atividades,passando pela melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Vale destacar que a A3P é um Programa aberto, descentralizado, que qualquer órgão ou repartição pode adotar.Sua implementação depende necessariamente do comprometimento dos gestores e servidores públicos, aos quais cabe o desafio de criar uma cultura institucional ambientalmente sustentável.

A adoção dessa nova cultura institucional implicará na geração de energia de recursos naturais e institucionais, e por isso, a redução de gastos do governo. Somente através de uma visão estratégica, que busque o desenvolvimento de tecnologias limpas, a redução de resíduos na origem e substituição gradativa de insumos tóxicos e/ou perigosos,pode-se garantir uma resposta econômica, ecológica, social e efetiva das organizações, sejam elas públicas ou privadas, para questão da
degradação ambiental.

A resposta adequada a tal desafio inclui o desenvolvimento de conhecimento baseado em alguns princípios, tais como:
substituição do tratamento dos sintomas por uma efetiva eliminação da causa;
superação de uma visão isolada e fragmentada do contexto pela redescoberta e o desenvolvimento da especialização; estímulo à cooperação inter e intra-organizacional para diminuir as distâncias entre as diferentes áreas do conhecimento, permitindo um melhor nível de comunicação.

Já os objetivos da A3P são:
- Promover a reflexão sobre os problemas ambientais em todas as esferas da administração pública;
- Estimular a adoção de atitudes e procedimentos que levem ao uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos;
- Estimular e promover mudanças de hábitos dos servidores públicos;
- Reacender a ética e a auto-estima dos servidores públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do clima

https://www.youtube.com/watch?v=QKnBGpo2MAE