foto: Aline Assis
Em um breve bate-papo, na sede do partido, no centro do Rio, o presidente do PV-RJ, José Augusto Silveira e o Secretário Estadual de Mobilização e Eventos, Flávio Lazaro, estiveram reunidos esta semana e conversaram sobre o Movimento Plenária Verde. O Partido Verde do RJ realiza no próximo dia 20 de agosto, a 3ª Plenária Verde, para oficializar o projeto de AP’s (Área de Planejamento), no momento em formação na cidade do Rio de Janeiro.
O Secretário de Mobilização e Eventos, Flávio Lazaro explicou que após as eleições gerais de 2010, a coordenação da Plenária Verde procurou buscar os “espaços” do PV na cidade do Rio, identificando onde os filiados do partido estavam dispostos a trabalhar como Articuladores Locais em seus bairros. “O ponto de partida para esse projeto foi à divisão geográfica da cidade em macro regiões, denominadas áreas de planejamento (AP`S), posteriormente adequada para Núcleos Inter-Zonais”, disse Flávio Lazaro.
Para o presidente do PV-RJ, José Silveira desde a primeira Plenária Verde, realizada no dia 26 de março deste ano, alguns encontros entre os relatores e líderes de comunidades aconteceram nos Núcleos Inter-Zonais definidos pelo partido deram alguns resultados. “As pessoas ainda não estão muito acostumadas com o processo participativo, mesmo assim, as reuniões de diagnósticos ainda acontecem com discussões sobre os interesses das comunidades e do partido”, salientou o presidente do PV-RJ. Já o Secretário de Mobilização e Eventos acredita que o resultado dessas reuniões está sendo muito produtivo. “O grupo das Inter-Zonais da Zona Norte (AP3) reúne-se regularmente. Moradores dos bairros de Inhaúma, Méier e Piedade já partiram para ações práticas, cobrando do poder público a recuperação de áreas e bens públicos. Já a região de Jacarepaguá (AP4), o grupo está atraindo setores organizados da sociedade civil como parceiros no levantamento de dados e nas lutas populares por cultura e meio ambiente. Outras Inter-Zonais estão praticando várias ações de interesse público”, garante Flávio Lazaro.
Segundo José Silveira, o resultado desses diagnósticos será colocado em uma mapa com as Inter-Zonais distribuídas e com as divisões apontadas pelos relatores. Esse documento será entregue na próxima Plenária Verde que irá finalizar a divisão dessas zonais integrando o interesse das pessoas com o interesse do partido. “O nosso objetivo é desenvolver um Plano de Ação com base nos dados obtidos no diagnóstico, envolvendo a ação legislativa e a ação cidadã. Com base nessas informações é que o partido construirá sua plataforma para as eleições municipais, o Plano de Governo para 2012 e a Agenda Verde da cidade do Rio de Janeiro”, acrescentou Flávio Lazaro.
Sobre o passo seguinte após a realização da 3ª Plenária Verde, o presidente do PV-RJ informou que será criado um grupo de trabalho formado pelos relatores e pelas lideranças especificamente para essas zonais que ficarão encarregadas de continuar a desenvolver esse processo. O Secretário de Mobilização, Flávio Lazaro, afirmou que o processo da Plenária Verde tem correspondido às expectativas. “Tenho convicção da importância desse movimento, da legitimidade desse processo e do salto qualitativo que o partido irá obter nas relações político-institucionais entre filiados, dirigentes e representantes do Partido Verde em todas as esferas”, finalizou Lazaro.